sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Reino Unido


Ano de adesão à União Europeia: 1973
Sistema político: Monarquia constitucional
Capital: Londres
Superfície total: 244 820 km²
População: 61,7 milhões de habitantes
Moeda: libra esterlina
a língua oficial da UE falada no país:  inglês

O Reino Unido é constituído pela Inglaterra, pelo País de Gales, pela Escócia (que, em conjunto, formam a Grã-Bretanha) e pela Irlanda do Norte. A geografia do reino Unido é variada, incluindo falésias junto da costa, terras a alta e baixa altitudes e muitas ilhas ao largo da Escócia. A sua montanha mais alta, situada na Escócia, é Ben Nevis, com 1343 metros de altitude.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara Baixa (Câmara dos Comuns), é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal, e a Câmara Alta (Câmara dos Lordes), por cerca de 700 membros, que são os Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos. Existe também um Parlamento escocês, em Edimburgo, com amplos poderes regionais e uma Assembleia galesa, em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões relativas ao País de Gales mas que pode legislar em certas áreas.

Os ingleses representam mais de 80% da população, os escoceses quase 10%, sendo a restante população constituída essencialmente por galeses e irlandeses do Norte. O Reino Unido possui também várias comunidades de imigrantes oriundos principalmente das Índias Ocidentais, da Índia, do Paquistão, do Bangladesh e de África.

A economia, uma das mais importantes da UE, assenta cada vez mais no sector dos serviços, embora mantenha uma importante presença no sector da alta tecnologia, assim como noutros sectores. A City de Londres é um centro financeiro mundial.

O Reino Unido, país da revolução industrial, foi berço de 
muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin. O fundador da economia moderna, Adam Smith, era escocês. A literatura inglesa conta com inúmeros poetas, dramaturgos, ensaístas e romancistas, que vão desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e pelos seus contemporâneos, até uma série de escritores modernos como Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura, e J. K. Rowling, autora da série infanto-juvenil Harry Potter .


O Reino Unido oferece uma gama de especialidades regionais e tradicionais aos turistas que o visitam o país. Por exemplo, na Escócia deixe-se tentar pelosArbroath smokies (arinca defumada mal cozida) e na Irlanda do Norte por que não começar o dia com um pequeno-almoço à moda do Ulster composto por baconfrito, ovos, salsichas, soda farls (pãezinhos tipicamente irlandeses) ou pão à base de batata? Uma especialidade tradicional no País de Gales é pãezinhos laverbread, feitos com laver (uma alga marinha comestível) e aveia, comidos fritos e servidos com ovos, bacon e berbigões. No norte de Inglaterra, o Lancashire hotpot feito com carne de borrego ou vaca, batatas e cebolas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário